O dia 1 de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença que já desvastou milhares de familias do globo. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
A AIDS, é uma doença causada por um vírus chamado HIV que destrói o sistema imunológico da pessoa infectada. Esse sistema é o responsável por nos proteger de outras doenças e sem essa proteção, nosso corpo fica vulnerável e uma simples gripe pode ser fatal.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus da AIDS, sendo que 22.5 milhões dessas pessoas estão no continente Africano. Diariamente, surgem 7.500 novos casos. No Brasil, desde 1980, já foram registrados mais de 470 mil casos, segundo o Ministério da Saúde e no mundo todo, apenas em 2009 foram registrados quase 3 milhões de pessoas foram infectadas.
Ativistas em todo mundo fizeram palestras, manifestações, protestos, caminhadas, ou simplesmente colocaram em seus Facebooks o símbolo da campanha global chamada RED (co-criada pelo cantor Bono do U2). Quer ver como esse dia foi registrado em todo o mundo? Clique aqui
E você? Fez alguma coisa diferente para dar a sua contribuição nessa luta global? Envie pra gente no email communcationcpq@cisv.org.br e nós publicaremos aqui no nosso blog !
Fontes consultadas: Wikipedia, Unaids, UN
Quer saber mais sobre a AIDS? Conheça o portal do governo federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário